Este projeto ocorreu ao longo de 2013, e retorna em 2017 propondo o monitoramento das onças-pintadas no Parque Estadual do Jalapão e na Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins.
O Turismo Científico é uma das atividades que mais cresce mundialmente. Aproxima pessoas comuns à realidade da conservação ambiental em campo, experimentando a realidade da natureza, dos animais em um modo único e, principalmente, agregando valor ao meio ambiente e ao trabalho em equipe.
Com o objetivo de fortalecer a geração de renda e a percepção do turismo pelos moradores locais, o Instituto SerraDiCal de Pesquisa e Conservação apoia atividades de Turismo de Vivência Comunitária em comunidades quilombolas da região do Jalapão.
O Instituto SerraDical de Pesquisa e Conservação apoia logisticamente, e através da divulgação, o projeto de Castração de Cães e Gatos na Serra do Cipó e o projeto de Castração Móvel de Cães e Gatos em Comunidades de Baixa Renda.
Este projeto é a concentração de informações morfométricas de rastros, fezes, tocas e pelos de mamíferos silvestres brasileiros, a fim de auxiliar estudos em campo.